Dias atrás tive a oportunidade de fazer esse ‘lettering‘. O objetivo era presentear uma conhecida que teve bebê. Foi uma experiência interessante, pois não é uma arte que costumo fazer.

O que aprendi:

. Só fazendo aprendemos realmente.

Mesmo sendo apaixonada pelo lettering, foi só fazendo que percebi a necessidade de planejar bem as fontes e diagramação. Depois de pronto, achei que algumas fontes poderiam ser mais grossas e mais impactantes. Esse trabalho foi fruto de um momento de descanso, mas agora entendo que poderia ter feito mais testes em preto e branco antes de decidir por um design definitivo.

Eu sou uma entusiasta do “aprender fazendo”. Acredito que, quando estamos com as “mãos na massa”, o nosso cérebro recebe essa aprendizagem de modo diferente. Afinal, deve ser para isso que serve a lição de casa, né? Rsrs… Além disso, como sempre, a prática leva ao aperfeiçoamento. É como o bebê que começa a aprender a andar: quanto mais tenta, melhor fica (nesse caso, ele não fica, vai andando… rsrs)

. É bom fazer vários rascunhos antes

Como mencionei no item anterior, é bom fazer um planejamento. Eu fiz uns cinco rascunhos e mesmo assim demorei para chegar a uma conclusão sobre qual me agradava mais. Ainda assim, no final, achei que a palavra em destaque – Senhor – pedia por uma fonte mais bold, mais encorpada.

. Material

Usei o material que tinha, e eram canetas muito boas, de qualidade e adequadas ao trabalho. Na parte em que as letras ficaram em branco, achei que com as canetas iria demorar muito tempo e o resultado não seria tão bom, então usei tinta. Eu já tinha feito um trabalho em preto e branco para um livro de poesias há alguns anos, e por esse motivo tinha adquirido umas canetas Micron. Antes delas, eu até tinha outras, mas algumas marcas tem tom azulado, outras borram demais e qualquer umidade pode prejudicar a sua obra. Essa marca que usei no time-lapse não borra nem mancha com água. (Não estou recebendo nada para falar da marca, rsrs. Estou só contando minha experiência.)

Mas para treinar, acredito que qualquer caneta sirva. Acho desenhos feitos com caneta esferográfica muito bonitos e creio que seria uma ideia interessante produzir um lettering com canetas desse tipo. Eu não consegui descobrir a autoria da imagem abaixo, mas achei esse lettering muito top.

Enfim, tenho certeza de que, quando eu fizer mais alguns trabalhos desse tipo, terei descoberto ainda mais peculiaridades dessa arte. Se tiver alguma dica ou sugestão, me conte nos comentários. :-*

Uncategorized

Aventurando no Lettering

Gallery

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.